quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Humanamente (in)correto

Pra você, cidadão ecologicamente correto, que não usa sacola de plástico, economiza água e enche a boca pra dizer que recicla o lixo. Legal!
Mas já parou pra pensar, de onde vem e como é feita a sacola ecológica que é vendida no supermercado?

Verde Otário
Porque custa tão barato?
Assista o video e saiba mais sobre isso. Aprenda a olhar mais atentamente para oque você está comprando. Se informe mais, antes de achar que não está fazendo mal nenhum comprando uma camiseta por semana. Você sabe quantos litros de água são desperdiçados para fazer uma única camiseta? 2700
Então vai lá, com sua consciência 'ecológica' comprar só mais uma camisetinha, afinal é tão barato e você realmente precisa de mais uma.

As condições de trabalho das pessoas que fazem essa camiseta tão baratinha, essa calça jeans da última moda, são desumanas.
Quando todo mundo ficou sabendo das oficinas da Zara, foi uma rebelião nas redes sociais né. 'Um ano sem Zara'. Só pq se trata de uma marca famosa, que as revistas de moda adoram.
Oq adianta ficar um ano sem comprar na Zara? Não é a única loja que faz isso. E não se limita apenas a grifes famosas. Muitas lojas populares, localizadas na região Central, também confeccionam suas peças em oficinas como essas.

O Brás e o Bom Retiro estão cheios de porões imundos com máquinas de costura e seres humanos atrás delas. Caso errem alguma coisa na peça, que não tenha como recuperar, são multados pelo preço de venda no varejo. Se o custo é de 15 reais, e é vendida por 80, o pobre do boliviano, trabalha dias pra conseguir pagar isso.
Aqui e em qualquer lugar do mundo, nenhuma confecção permite a entrada de pessoas de fora. Eu já fui a uma lavanderia, com o dono da empresa onde eu trabalhava, conversar diretamente com o dono da lavanderia, que era amigo pessoal do meu chefe, e nem assim podemos visitar. E tudo naquele clima estranho. Falando escondido...e dando a famosa desculpa do sigilo quanto aos processos...

A Liga flagra trabalho escravo em oficinas de costuras


Nenhum comentário:

Postar um comentário